fbpx

Para garantir que o seu ar-condicionado funcione corretamente e mantenha um ambiente climatizado e agradável durante o ano inteiro, é preciso que ele funcione bem, de forma eficiente e sem prejudicar a saúde de quem o utiliza. Daí a importância de realizar higienizações e manutenções regulares. Mas por vezes surgem dúvidas sobre quando se deve fazer esta limpeza, como e com quem. Por isso mesmo, decidimos compilar os principais pontos a reter sobre a manutenção do seu aparelho de ar condicionado.

Limpeza de ar condicionado: Importância.

O ar-condicionado não só climatiza o ambiente, como também filtra o ar, retendo impurezas e germes nos filtros. Com isso, vem a importância da sua manutenção. Se não higienizar o aparelho regularmente, surgirão problemas técnicos que representam um risco à saúde de quem usufrui do aparelho. No entanto, a limpeza de ar-condicionado também influencia no funcionamento do próprio aparelho. Além de reduzir o índice de poluentes no ar, há também redução no consumo de energia elétrica. Quando o filtro e demais partes estão sujas, o ar-condicionado não funciona tão bem, consumindo mais energia e rendendo menos. Além disso, quando a limpeza não é feita, os filtros passam a libertar sujidade retida no ambiente, causando alergias, rinites, sinusites e outros problemas de saúde.

Limpeza de ar condicionado: Prefira uma higienização profissional

Se o seu ar-condicionado deita mau cheiro, por exemplo, é imperativo proceder à sua limpeza e higienização. Como sempre, aconselhamo-lo a procurar uma empresa especializada, com técnicos especializados. Produtos e dicas inadequados podem danificar todo o seu investimento e comprometer o bom funcionamento do seu aparelho.

A limpeza e higienização profissional do ar condicionado não incidirá apenas nos filtros, mas sim em todo o aparelho, tanto de forma externa, como interna. Tal só deve ser feito por um técnico especializado que fará todo o processo corretamente e vai garantir a segurança do seu serviço.

Periodicidade da Higienização

A periodicidade indicada para a higienização do ar condicionado varia de acordo com a localização e o ambiente em que o aparelho está instalado. Passamos a explicar:

Limpeza mensal

A limpeza mensal é a indicada para ambientes nos quais o aparelho é usado por grandes períodos e deve ser feita de forma completa, sobretudo se falarmos de zonas com altos índices de poluição ou calor (o que implica mais o funcionamento contínuo do aparelho). A higienização do ar condicionado completa precisa de ser realizada por um profissional qualificado. Esta sugere uma desmontagem e as peças terão de ser limpas (ou trocadas) individualmente.

Limpeza semestral

Semestralmente, é recomendado substituir os filtros de carvão ativado. No caso de empresas, além da troca deste tipo de filtro, também dever-se-á proceder a uma limpeza exterior. Em zonas com menos poluição e ambientes em que o ar condicionado não é tão utilizado, a higienização completa pode ser feita com este intervalo de tempo.

Limpeza anual

Quem tem ar-condicionado em casa deve fazer a limpeza e desinfeção da unidade exterior uma vez por ano. A limpeza de toda a ligação entre as unidades interiores também pode ser realizada apenas uma vez ao ano, envolvendo a verificação de isolamento e desobstrução de tubagens.

A Guard Clean é uma empresa especializada em limpeza e desinfeção de ar condicionado de murais, assim como em ar condicionados de condutas. Através dos nossos métodos inovadores e com a nossa equipa de especialistas, garantimos a boa qualidade do ar logo após a limpeza e higienização do seu equipamento.

Respire saúde com a Guard Clean. Contacte-nos agora para obter um orçamento grátis.

 

NEWSLETTER GUARD CLEAN

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, curiosidades, eventos, e muito muito mais.

Insira aqui o seu e-mail *